top of page

Conheça a reformulação das carreiras 722, 731 e 783

Autocarros de Lisboa

13/04/2024, 23:01

Atualizado a: 16/04/2024, 18:05

4 min de leitura


Terminais alterados, prolongamentos de percurso e ainda a supressão de uma variante. Conheça o que vai mudar no serviço prestado pelas carreiras na Portela.


Fotografia © AdL

Abril vai a meio e já se conhecem as mais recentes mudanças na rede. A partir do próximo dia 16, as carreiras 722, 731 e 783 sofrerão alterações, fruto da reformulação do serviço, com especial atenção na zona da Portela. Para conhecer melhor todos os detalhes, dividimos este artigo pelas três carreiras. Confira cada uma delas ao longo do mesmo ou clique diretamente na carreira pretendida.


>> Ver alterações da carreira 722


Carreira 722. Altera o terminal na Portela e é prolongada aos Restauradores


A partir da data supracitada, a carreira 722 abandonará o terminal situado na Rua dos Escritores e passará para a Rua Mouzinho de Albuquerque (antigo terminal da 783). Antes de analisarmos o percurso do prolongamento aos Restauradores, tome nota do seguinte:



Portanto, para a Portela, a 722 ao sair da Rua do Brasil, cortará à direita para a Avenida dos Descobrimentos, esquerda para a Rua dos Escritores, direita para a Avenida da República e abandonará a rotunda na primeira saída, para alcançar o novo terminal na Rua Mouzinho de Albuquerque. No sentido inverso, para os Restauradores, inverterá na rotunda imediatamente após o terminal, continuará até à rotunda que dá acesso à Avenida da República, entrando nesse mesmo arruamento, e continuará conforme o percurso que praticava, até à Praça de Londres.


Confira o novo esquema de circulação desta carreira, na zona da Portela:


Novo percurso da carreira 722, na Portela. Representação © AdL / Google Maps

No que diz respeito ao prolongamento aos Restauradores, o percurso da carreira até à Praça de Londres, tendo já em consideração o novo terminal na Portela, manter-se-á inalterado. A partir da referida Praça, a carreira seguirá pela Avenida do México, Avenida António José de Almeida, Avenida Miguel Bombarda, cortará à esquerda para a Avenida da República e seguirá sempre em frente pelo Saldanha e Avenida Fontes Pereira de Melo. No Marquês de Pombal, entrará pela rotunda exterior, acedendo posteriormente à Avenida da Liberdade. Já nos Restauradores, tenha atenção à seguinte configuração das paragens:



Local do novo terminal da 722, na Praça dos Restauradores. Fotografia © AdL

A partir da Praça de Londres, estas serão as paragens do novo troço da carreira 722, no sentido Restauradores:



Novas paragens do prolongamento, no sentido Portela, até à Praça de Londres:



Novo percurso da carreira 722, com terminal nos Restauradores. Representação © AdL / Google Maps

Este prolongamento, motivado pela supressão da variante da carreira 783 à Portela, garante a ligação desta mesma zona ao Saldanha/ Picoas/ Marquês de Pombal.


Carreira 731. Prolongada de Moscavide Centro à Portela (Rua dos Escritores)


Tal como a 722, a carreira 731 também irá cobrir uma necessidade. Com o prolongamento de Moscavide Centro à Rua dos Escritores, e o estabelecimento do terminal da 783 no Prior Velho de forma permanente, a Carris garante uma ligação entre o Campo Grande/ Avenida do Brasil e o interior da Portela. Tome nota das seguintes informações:



Por ordem, estas serão as novas paragens do prolongamento, no sentido Portela:



No sentido inverso, rumo à Avenida é José Malhoa, vai começar a poder contar com as seguintes paragens:



Prolongamento da carreira 731, com terminal na Portela. Representação © AdL / Google Maps

Carreira 783. Supressão da variante "Amoreiras - Portela"


Com o prolongamento das carreiras 722 e 731, a variante da 783, com o percurso Amoreiras - Portela, será suprimida. A ida a Sul e Sueste no período "Pre-Metro" e o encurtamento ao Marquês de Pombal fora dos dias úteis manter-se-ão.


As paragens do "RALIS" continuarão a ser servidas, no mesmo esquema de circulação da carreira com destino ao Prior Velho. Já as que estão situadas junto ao Continente, com o mesmo nome, serão suprimidas, conforme o mapa apresentado.


Confira as paragens suprimidas na zona da Portela:



Esquema da supressão do percurso da carreira 783, na Portela. Representação © AdL / Google Maps

O serviço das carreiras 728 e 210 (Rede da Madrugada) manter-se-á inalterado.


Os Autocarros de Lisboa continuarão a acompanhar esta e outras alterações de serviço para mantê-lo bem informado.

403 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page