top of page

O Portal AdL está de volta!

Autocarros de Lisboa

13/04/2024, 23:01

Atualizado a: 14/04/2024, 21:06

2 min de leitura


Alterações de serviço detalhadas, história e muitas outras curiosidades sobre a evolução da rede de autocarros e elétricos de Lisboa. Conheça as novidades!


Fotografia © AdL

Após um interregno de meses, o Portal que oferece as mais variadas informações sobre o estado e a história da rede está de regresso. O Portal AdL, disponível em www.autocarrosdelisboa.com, volta assim a ser o seu "guia" para que possa planear as suas viagens atempadamente, sem surpresas, e ainda ficar a saber mais sobre a evolução das carreiras.


Como tudo começou?


Depois de vários anos apenas a utilizar as redes sociais, o Portal AdL nasceu em novembro de 2022, fruto de várias tentativas de criar um sítio próprio para exibir - detalhadamente - as informações pertinentes das alterações de serviço da Carris. Várias foram as ideias, as "versões Beta", os testes bem e mal sucedidos, até que se criaram as condições necessárias para avançar com um projeto-piloto, que pelo menos conseguisse bem informar o seguidor, dentro das limitações técnicas e monetárias.


Este avanço só foi possível com o crescimento da Equipa dos Autocarros de Lisboa, que se empenhou o suficiente para criar um produto final com qualidade. A partir daqui, migrámos alguns conteúdos do Facebook, Instagram e YouTube para uma nova plataforma independente, 100% gerida e sustentada por nós.


Crescemos, melhorámos e consolidámos o Portal AdL, somando milhares de visitantes únicos que confiavam (e podem continuar a confiar) no nosso trabalho.


Em 2022/23, os Autocarros de Lisboa tiveram destaque no jornal Lisboa Para Pessoas, e em 2023 fomos distinguidos no evento "Vizinhos Awards 2022", pelo trabalho desenvolvido em prol da cidadania.


Distinção dos Autocarros de Lisboa na área da cidadania. © Vizinhos Awards 2022

Contudo, nem sempre é fácil manter algo que nos dá prejuízo monetário. Tentámos ao máximo manter este Portal até ao último minuto, mas a conjuntura económica da época e o próprio tempo que tínhamos não foi suficiente para conseguir continuar com este projeto, que passou inevitavelmente para segundo plano.


Estamos de regresso. O que vamos oferecer?


Desde o início que delineamos o Portal AdL para dois públicos-alvo: os que nutrem um carinho especial pela Carris e que querem saber mais sobre a história da empresa, dos autocarros e dos elétricos; e todos aqueles que apenas desejam estar bem informados sobre as vicissitudes das carreiras do quotidiano.


O Portal AdL regressa com essa mesma premissa e ainda promete a criação de novos conteúdos históricos. Este feito apenas é possível uma vez que a nossa equipa voltou a crescer não só em número mas também em qualidade.


Em breve, poderá contar com análises específicas e detalhadas sobre a evolução da rede, carreira a carreira, material circulante, espinhas/ horários, mapas e outros suportes de comunicação que fizeram parte da história da mobilidade da capital.


Estamos desejosos para vos mostrar o que temos planeado nos últimos meses. O trabalho continuará a ser gradual, sempre que a disponibilidade de cada um seja possível. Queremos que continue a acompanhar-nos como desde o primeiro dia. A si, o nosso muito obrigado!







172 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page